..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Decreto mantém Exército por mais um mês nas fronteiras do Estado do Acre

Decreto mantém Exército por mais um mês nas fronteiras do Estado do Acre

As Forças Armadas seguirão com o trabalho de proteção da faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais da Amazônia Legal, que abrange o Acre, por mais um mês. A medida foi mantida por decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Dessa forma, a Operação Verde Brasil 2, com o emprego de tropas no combate ao desmatamento, fica autorizada a funcionar até 10 de julho. A informação é da Agência Brasil. A prorrogação da operação havia sido adiantada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, em visita a Rondônia na semana passada.

Para Mourão, o ideal seria que a fiscalização da região se tornasse permanente. A operação das Forças Armadas na Amazônia Legal tem um orçamento inicial de R$ 60 milhões e envolve um efetivo de 3,8 mil profissionais, 110 viaturas, 20 embarcações, 12 aeronaves e conta com bases em Belém, Porto Velho e Cuiabá.

As forças federais atuam na proteção de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atuam no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais.