O vereador Neném Almeida (MDB) usou a tribuna da Câmara, na sessão desta quarta-feira, 26, para destacar a preocupante situação das demissões em massa e a ausência de segurança privada em diversas unidades de Saúde e em algumas creches da Capital acreana.
A situação tem gerado preocupação entre os profissionais, que solicitam, por meio de uma indicação do parlamentar, a implementação de um anteprojeto para a contratação de vigilantes armados, uma medida que visa substituir a atual estrutura de segurança baseada apenas em câmeras.
Nonato Santos, presidente do Sindicato dos Vigilantes do Estado do Acre, manifestou apoio à indicação de Neném Almeida. Para o sindicalista, a proposta não beneficia apenas a categoria, mas também a população que depende dos serviços nas unidades de Saúde e nas creches municipais.
“Com certeza essa indicação é de muita importância, não só para nossa categoria, mas também para a sociedade que precisa desses atendimentos nas unidades hospitalares e também para nossas crianças nas creches e escolas municipais. A vigilância patrimonial é uma extensão da segurança pública. Então, é fundamental. Acreditamos que, se aprovado, o projeto será de grande importância para a sociedade rebranquense”, afirmou Santos.
Neném Almeida reforçou a importância da segurança privada em diversos setores da administração pública. “Onde tem uma agência bancária, tem vários vigilantes. Eu queria que a preocupação dos bancos fosse estendida para a rede municipal. As creches também carecem desses trabalhadores, assim como as unidades de Saúde de Rio Branco. Essa é uma classe que merece nossa atenção”, declarou Almeida.
O parlamentar também fez um apelo aos colegas de Câmara, pedindo que considerem a importância de reforço na segurança dessas unidades, que são essenciais para o atendimento à população. "Esses guerreiros estão diariamente lutando por nós, e precisamos ouvi-los", concluiu o vereador.