O promotor de Justiça do Ministério Público do Acre, Iverson Rodrigo Monteiro Bueno, abriu investigação para apurar uma denúncia contra o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima (PT). O gestor é suspeito de utilizar a estrutura da Prefeitura para abrir uma via até a comunidade do Rio Azul, onde, de acordo com a denúncia, Isaac tem uma propriedade. Além disso, a obra está sendo executada sem nenhum licenciamento ambiental.
“Considerando que chegou ao conhecimento do Ministério Público que a Prefeitura de Mâncio Lima, em conjunto com o Sindicato de Trabalhadores Rurais da região estaria executando, sem nenhum tipo de planejamento ou estudo prévio de impacto ambiental, a abertura de estrada até a comunidade Rio Azul, de propriedade do prefeito desse município”, diz trecho do material publicado no Diário Oficial do MP-AC, edição de sexta-feira, 26.
Ainda de acordo com o promotor, a denúncia é verídica, com comprovação dos autos, “consoante relatório técnico de lavra do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC”.
Neste sentido, Iverson Bueno determinou que instaure-se um inquérito civil para apurar e como medidas práticas solicitou que a engenheira agrônoma Celiana Barbosa da Costa de Souza, lotada na promotoria de Cruzeiro do Sul, e a Secretaria de Meio Ambiente e o IMAC fiscalizem a obra e prestem relatório.