O deputado José Bestene (PP) fez duras críticas à secretária de Estado de Saúde, Mônica Machado. Ele disse que a secretária falta com a verdade ao levar as demandas da Saúde ao governador Gladson Cameli (PP). O parlamentar não gostou nada retirada de médicos ortopedistas e anestesistas da Fundação Hospitalar. Disse que sempre que possível vai seguir apontando erros no governo e nada vai afastá-lo de Gladson Cameli.
“Estou apenas chamando a atenção ao governador porque alguns membros da sua equipe de governo não estão falando com a verdade. Não estão levando as informações corretas, principalmente o Sistema Único de Saúde. Eu não me referi aqui a nenhuma crítica ao governador, pelo contrário. Claro, e evidente alguns erros eu vou colocar pra ele, e eu sempre tenho colocado com muita clareza, muita transparência e vou continuar assim.
E acrescentou: “E eu deixei bem claro aqui de ninguém vai conseguir nos separar. Acho que fiz parte desse projeto de chegada e chegamos com o compromisso de fazer um bom governo. E eu a população me deu a oportunidade de voltar a Assembleia para buscar essa governabilidade. Ajuda o governador a tocar esse Estado. Então, quando eu me referi a parasitas são geralmente aquelas pessoas lá nomeadas com CEs, algumas pessoas prejudicam o bom andamento do Acre e sua população”.
Ao falar especificamente sobre o sistema de Saúde, ele disse: “a crítica que eu faço, que recentemente teve um decreto da nova secretária retirando os anestesistas e ortopedistas da Fundação Hospitalar. O único hospital de alta complexidade é a Fundação Hospitalar. Quando vem alguém de qualquer munícipio vai para lá. As cirurgias eletivas são lá, os transplantes são lá, os tratamentos de hemodiálise também são lá. Só quem passou pelo sistema que sabe quanto custa um paciente dentro de uma UTI, e eu tenho visto a imprensa e ela mesmo falar que está mandando R$ 3 milhões para lá como se aquele dinheiro fosse da Secretaria de Saúde, aquilo dali é produção lá da Fundação Hospitalar. A Secretaria é meramente repassador desse recurso”, desabafou.