Durante sessão desta terça-feira (02), a deputada Doutora Juliana (PRB) pediu uma explicação aos administradores da Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no Acre, devido às constantes quedas no sistema elétrico no Estado. A parlamentar pede que a agência seja responsabilizada pelos prejuízos causados aos consumidores.
De acordo com a parlamentar, dois foram os apagões ocorridos no Estado nas últimas semanas. No primeiro, 10 municípios foram atingidos, no segundo, a capital ficou completamente sem energia. Ela alega que pessoas carentes tiveram prejuízos devido à pane e que a empresa deve ressarcir os consumidores.
“Quero uma explicação sobre esses apagões, pois eles alegam que o problema ocorre devido à uma falha no sistema nacional, numa tentativa de se esquivarem de suas responsabilidades perante os consumidores. Esta empresa falha muito, presta um serviço sem qualidade, cobra caro e ainda não quer arcar com os prejuízos que causa. Não iremos aceitar isso, ” afirmou.
Doutora Juliana também se prontificou a lutar em prol da continuação do ensino de língua espanhola nas escolas públicas do estado, que será retirado, de acordo com a medida tomada na Lei Federal n°13.415/17, que altera as diretrizes e bases da educação nacional.
“Somos um Estado fronteiriço. Fazemos fronteira com países que falam espanhol, temos estudantes acreanos que cursam medicina nesses países e não é certo que seja retirado esse ensino das escolas públicas. Sabemos que não é de nossa competência legislar sobre essa causa, mas nos uniremos em busca de uma solução”, garantiu.