A Audiência Pública realizada na manhã desta sexta-feira, 28, aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A atividade foi fruto do requerimento número 30/2023 da deputada Dra. Michelle Melo (PDT), líder do governo.
Buscando discutir como pauta principal o piso dos profissionais farmacêuticos, a audiência contou com a presença do Dr. Caetano Camargo atual presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Acre, Márcia Rafaeli presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre, João Lessa Gerente Geral da Unidade de Saúde de Plácido de Castro entre outras autoridades e representantes do seguimento.
Eduardo Ribeiro deputado estadual (PSD), também participou da audiência e falou sobre a importância do encontro proposto pela deputada Michelle Melo, em prol dos farmacêuticos.
“Quero parabenizar a Dra. Michelle Melo, pela nobre iniciativa de promover essa audiência pública. Me coloco a disposição para contribuir com a categoria”, afirmou o deputado.
O Dr. João Victor que atualmente é conselheiro Regional dos Farmacêuticos do Estado do Acre, agradeceu a oportunidade proposta na audiência pública.
“Há muitos anos, estamos buscando mostrar pra sociedade a importância do profissional farmacêutico e essa é a primeira vez que conseguimos. Hoje queremos discutir o piso salarial. Nós somos os profissionais da saúde que estamos mais próximos da comunidade, todo bairro tem uma farmácia e a presença de um farmacêutico é lei. Quero agradecer a deputada Michelle Melo que abriu a porta da assembleia para a categoria”, detalhou.
Dr. Caetano Camargo atual presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Acre, afirmou durante a sua fala que este momento é histórico para o Acre.
“Como representante do sindicato fico agradecido por ter sido convidado a falar sobre o piso salarial. Há muito tempo essa é uma pauta que estamos tentando discutir. Mesmo o mercado trabalhando com demanda não podemos deixar que os nossos salários continuem sendo pagos de forma pífia. A responsabilidade de um farmacêutico é enorme. Queremos um piso salarial digno. Estarmos aqui debatendo nosso piso salarial é algo histórico”, comentou o sindicalista.
Márcia Rafaeli presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre, afirmou que tendo os parlamentares certos ao lado dos farmacêuticos a classe vai avançar na pauta.
“Queremos ser ouvidos e hoje agradeço a Dra. Michelle por nos proporcionar isso. Hoje a nossa mesa está completa e isso mostra a força que temos. Todas as falas estão voltadas para a valorização. Os nossos colegas estão adoecendo e precisamos fazer alguma coisa sobre isso. Quem vai cuidar do farmacêutico para ele ter saúde de cuidar do paciente quando ele chegar?”, indagou a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre.
Por vídeo conferência Fábio Costa líder do Movimento Coletivo Nacional de Farmácia, também detalhou a importância do profissional para a saúde pública.
“O farmacêutico é um guardião da população brasileira. O farmacêutico é essencial e precisamos debater esse tema com profundidade e buscar auxílio reais para estes profissionais”, explicou.
João Lessa gerente geral da Unidade de Saúde de Plácido de Castro, abordou o processo evolutivo que a categoria precisa alcançar.
“Estou muito feliz. Tenho a deputada Michelle Melo como uma pessoa muito especial e de muito respeito. Sei que nossa classe está bem representada e tenho certeza que é questão de tempo para evoluirmos.
Wagner Maia que foi o primeiro farmacêutico formado no estado do Acre, também participou da audiência e ressaltou a luta da categoria.
“Quero falar sobre essa luta. A categoria é de trabalhadores e estamos na culminância de uma luta de muito tempo. Muitas vezes estamos nos expondo a condições e prejuízos pessoais. O mercado não tem sentimentos, o mercado estabelece o lucro e isso implica nos valores pagos aos trabalhadores. Estamos no prejuízo e na desvantagem. O piso salarial é uma urgência”,
Finalizando a audiência a Dra. Michelle Melo ressaltou a importância do trabalho em união entre o poder público e à categoria.
“Esse é um pequeno passo que estamos dando que é ouvir. Quero dizer que hoje estamos olhando para vocês. Aqui estão o represente dos farmacêuticos e a representante da secretaria de saúde, que representa o governo. E também quero dizer que temos um governador sensível à categoria. Reconhecemos a necessidade da contratação de novos profissionais e estamos dando um passo de cada vez. Estamos caminhado e nesta união tenho certeza que nos próximos quatro anos iremos dar um salto e vamos chegar la. Essa é a minha esperança” finalizou a Dra. Michelle Melo.