..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Deputada federal Vanda Milani recebe lideranças indígenas acreanas no seu gabiinete em Brasília 

Deputada federal Vanda Milani recebe lideranças indígenas acreanas no seu gabiinete em Brasília 

As lideranças indígenas acreanas Avelino Kaxinawa (vereador do Jordão) e Fernando Siã (vice-prefeito do Jordão) e Auricélio Kaxinawa (vereador Santa Rosa do Purus)estiveram ,esta quarta-feira(25),em Brasília, no gabinete da deputada Vanda Milani(Solidariedade).Em pauta, demandas e reivindicações em benefício do povo indígena acreano, em especial os aldeados no Alto e Baixo Jordão e Santa Rosa do Purus . A audiência contou ainda com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani.

No encontro, o vice-prefeito Fernando Siã kaxinawa solicitou à parlamentar apoio à agricultura familiar (para geração de emprego e renda),falou das dificuldades enfrentadas no transporte para venda dos produtos agrícolas ,reivindicou pontos de internet para comunicação e construção de açudes para criação de peixes. Já o vereador Avelino pediu apoio no setor de saúde (sobretudo em termos de instrumentos) ,enquanto que o verador Auricélio pediu atenção de Vanda Milani nas áreas essenciais à população indígena de seu município.

Já o secretário Israel Milani colocou sua pasta à disposição, lembrando que sua Secretaria incorporou políticas indígenas como gestão territorial, introdução de agentes florestais e distribuição de cestas básicas às aldeias. O secretário ressaltou ainda o planejamento e realização, ainda este ano, de um Fórum Indígena (onde será debatido um cronograma de ações para os próximos 20 anos) aliado a um grande festival, ”bastando para tanto a anuência da Funai para que a gente possa ter acesso às aldeias”.

Trabalho parlamentar

Por seu lado, a deputada Vanda Milani disse estar ciente das dificuldades enfrentadas pelas comunidades indígenas, destacando os recursos por ela alocados -através de emenda parlamentar- para a construção de uma casa de passagem e aquisição de ambulância. A parlamentar lembrou ainda que assegurou um total de R$ 10 milhões para a agricultura familiar no Estado , ”restando apenas ser distribuídos segundo a necessidade dos municípios. Posso garantir que os benefícios chegarão”. Vanda Milani adiantou também que a construção de açudes e instalação de pontos de internet serão objeto de futuras emendas. E acrescentou : “Minha agenda já conta, inclusive, com visita ao Jordão e Santa Rosa no próximo mês”.

No final, o vice-prefeito Fernando Siã reivindicou ainda a instalação de 3 pólos para ensino médio e profissionalizante indígenas. Vanda Milani solicitou , então, que fosse feito um levantamento nas aldeias junto à comunidade diretamente interessada na implantação dos pólos de ensino para que pudesse levar a reivindicação ao FNDE. “Tenham certeza que vou abraçar esta causa”, garantiu.