..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Deputado Cadmiel propõe retorno do ensino do Espanhol à grade curricular

O deputado Sargento Cadmiel (PSDB) anunciou nesta terça-feira, 02, que vai apresentar proposta de emenda à Constituição (PEC) restabelecendo o ensino obrigatório do idioma Espanhol nas escolas da rede pública estadual. A disciplina fez parte do currículo das escolas públicas até 2017 quando foi excluída por lei do governo.
De acordo com o parlamentar, sua emenda tem o respaldo de professores, estudantes e parlamentares.  “Além disso, nós somos um estado que faz fronteira com dois países cuja população fala Espanhol e formamos nosso Estado a partir de um território de língua espanhola”, argumenta Cadmiel.
 
A professora Maricelia Soares, que leciona Espanhol há oito anos,  informa que o idioma tornou-se obrigatório no Estado pela Lei 11.161/2005, mas foi excluído da grade curricular pela Lei 13.415/2017. Filha de peruanos, Maricelia defende a importância da difusão do idioma no Acre não apenas pelo fato do Estado fazer fronteira com países de língua espanhola, mas por todo o seu contexto histórico e cultural.
 
O deputado Sargento Cadmiel também destaca o fato de que o Acre terá os países vizinhos como seus principais parceiros comerciais com o advento da economia estadual passar a focar no desenvolvimento do agronegócio. “O espanhol vai ser fundamental para nosso relacionamento comercial com a Bolívia e o Peru neste momento em que o Estado passa a priorizar a produção agropecuária”, observou Cadmiel.