O deputado Gehlen Diniz (PP) vai relatar o projeto de lei enviado pelo governador Gladson Cameli (PP) no último dia 4 de agosto visa extinguir o Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac) e cria o quadro de pessoal em extinção no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Em reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça e Orçamento e Finanças nesta quarta-feira (11), ficou deliberado que a matéria volta à discussão na próxima semana, com mais atores envolvidos. A ideia é fazer um grande debate em torno da proposta reunindo os principais interessados, ou seja, os trabalhadores do Igesac, além de contar com a participação de integrantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que devem pormenorizar o projeto de lei.
Em mensagem aos deputados, Gladson assegurou que nenhum trabalhador será demitido com a nova lei. “Além disso, preservam-se os empregados em seus postos de trabalho, o que por sua vez, além de evitar o impacto social a estes, preserva o funcionamento das unidades de saúde, garantindo a Saúde da população. Por fim, garante-se, inclusive, a economicidade do atual gasto com a manutenção da estrutura administrativa do Instituto”.
O modelo de modelo de transição proposto pelo governo com a extinção do Igesac já foi adotado por outros governos como foi o caso do Banacre, CILA e Cageacre.