Um projeto de lei de autoria do deputado José Bestene (Progressistas) que tramita na Aleac está propondo a criação do Dia do Biomédico a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro. Segundo definição do MEC , “o biomédico é o profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis da atenção à saúde com base no rigor científico e intelectual, dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética”.
A Biomedicina, de acordo com o MEC, além de subsidiar diagnósticos, contribui na prevenção e no desenvolvimento de tratamento para novas doenças decorrentes das incessantes transformações do corpo e do meio ambiente. “Além disso, a Biomedicina não se restringe à atuação exclusiva no diagnóstico de doenças, embora seja o maior foco de atuaçâo da profissão, na medida em que o caráter abrangente e instrumental dos conhecimentos verificados nesse campo da ciência permite uma atuação ampla, se estendendo inclusive à prevenção e ao controle de doenças presentes em escala coletiva”, argumenta o projeto de lei.
De acordo com o parlamentar, ao consignar a data de 20 de novembro como o "Dia Estadual do Biomédico", a Aleac estará fazendo uma justa homenagem ao profissional que tem nesta data um marco importante na sua luta, pois foi neste dia que o Supremo Tribunal Federal deu ganho de causa à reivindicação dos profissionais, regulamentando esta dignificante profissão.