Preocupado com situação dos pecuáristas locais em relação a alta incidência de furtos e outros crimes rurais, o deputado Luís Tchê (PDT) protocolou nesta quarta-feira (03) à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, uma indicação para que a Direção Geral da Polícia Civil, promova a criação de uma Delegacia Especializada em Abigeato e Crimes Rurais.
A incidência de crimes rurais, principalmente de abigeato, nome utilizado para denominar os delitos de furto de animais como gado, cavalos, etc, vem se dissipando em nosso Estado. No início do mês, foram registradas várias ocorrências de furtos em propriedades nos município de Xapuri, Brasiléia, Sena Madureira e Bujari.
O deputado também esteve reunido com o delegado de Polícia Civil do Estado do Acre, Dr.Jose Henrique Maciel, que explicou como poderá atender esta indicação "estive com o Dr.Henrique que prontamente atendeu a nossa solicitação explicando que já existe uma delegacia itinerante que funciona alí próximo ao antigo Juventus, que irá atender tanto a questão dos crimes rurais como também colocará a disposição para denúncias de crimes relacionados aos crimes virtuais, como os ataques dos hackers"
Em 2013 o Estado chegou a anunciar a criação de uma delegacia destinada à apuração de tais crimes, porém, não saiu do papel. O que se busca agora, portanto, é a efetivação dessa importante unidade de segurança.