A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou nesta terça-feira, dia 11, a permissão para que o Governo do Acre possa contratar, junto à Caixa Econômica Federal, um empréstimo no valor de R$ 392 milhões por meio do Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa).
O malote é claro: o projeto para garantir o novo empréstimo precisava da autorização de refinanciamento, ou seja, da renegociação do que o governo acreano já deve ao banco. Somente assim, o governador Gladson Cameli poderia pegar mais dinheiro junto à Caixa Econômica Federal.
Em outubro, os parlamentares também aprovaram um crédito à juros junto Banco do Brasil, no valor de R$ 268 milhões, o que, segundo o governo, seria utilizado para contrapartida financeira em obras de infraestrutura.
Um total de 18 deputados aprovou o projeto de autoria do Palácio Rio Branco, contando inclusive com os votos dos deputados de oposição. O deputado Edvaldo Magalhães, favorável à proposta, comentou que seria também positivo ao projeto de renegociação. “Esse projeto vai desafogar o governo, vai ajudar no desenvolvimento. Portanto, sou favorável a ambos os projetos”, pontuou.