..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Deputados aprovam LDO, mas derrubam emenda de Duarte que garantia mais autonomia ao Estado

Deputados aprovam LDO, mas derrubam emenda de Duarte que garantia mais autonomia ao Estado

Durante a última sessão do primeiro semestre de 2021, realizada nesta quinta-feira (15), os deputados estaduais aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022.

O texto base foi aprovado por maioria, sendo que as emendas foram apreciadas em destaque, ou seja, à parte. Uma emenda do deputado Roberto Duarte (MDB), que suprimia o artigo 3º do texto base foi derrubado pelos parlamentares por 12 votos favoráveis à derrubada e seis contrários.

Com isso, os parlamentares mantiveram o trecho da lei que atrela o cumprimento dos objetivos e prioridades para 2022 às metas definidas no Programa de Ajuste Fiscal (PAF) para o Estado do Acre, “nos termos da Lei Complementar Federal nº 156/2016 e Emenda Constitucional nº 95/2016, visto que o teto de gastos é específico para as despesas primárias, ao passo em que a meta é um objetivo anual”.

Ainda de acordo com o artigo 3º da LDO aprovada, “o resultado a que se refere o art. 2º [as prioridades para 2022] desta Lei poderá ser ajustado até o montante estabelecido na revisão do Programa de Ajuste Fiscal – PAF, referente ao exercício de 2022, firmado entre o Governo do Estado do Acre e o Ministério da Fazenda, ou se verificadas, quando da Elaboração do Projeto de Lei Orçamentária”.