..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Deputados aprovam PEC que insere agentes socioeducativos temporários na Polícia Penal

Deputados aprovam PEC que insere agentes socioeducativos temporários na Polícia Penal

No começo da tarde desta terça-feira (21), os deputados estaduais aprovaram a PEC 1/2022, de autoria do deputado Roberto Duarte, subscrita por 19 parlamentares. A medida incorpora os agentes socioeducativos provisórios, com mais de 5 anos em efetivo exercício, nos quadros da Polícia Penal. Foram 14 votos favoráveis e 1 contrário.

“Essa casa é a Casa da construção, do entendimento político. Não podemos nos furtar neste momento. Se o Poder Judiciário vai questionar ou não, nós não sabemos”, disse o deputado Fagner Calegário ao se manifestar favorável à proposta.

Apenas o deputado Pedro Longo (PDT) votou contrário. O parlamentar disse que a medida é um atentado à Constituição Federal porque fere o princípio do concurso público. Mais cedo, ele chamou a proposta de “ilusória” e não resolve o problema.

O tucano Cadmiel Bonfim se pronunciou favorável. “Desde o princípio, eu fui favorável a esta PEC”. O voto dele foi acompanhado pelo voto de outro tucano, o deputado Luiz Gonzaga.

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) defendeu aprovação da proposta. Disse que a aprovação é um gesto “humanitário”. “Entre a lâmina fria e covarde de alguma lei, eu prefiro o abraço e a solidariedade humana”.