..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Deputados aprovam PL de Chico Viga que cria central de informações de pacientes internados com covid-19

Deputados aprovam PL de Chico Viga que cria central de informações de pacientes internados com covid-19

Além dessa matéria, importante para reduzir os impactos na vida de pacientes e familiares, separados pelo isolamento, Chico Viga conseguiu aprovação no projeto de lei que institui a telemedicina no Acre.

Preocupado com a situação dos familiares de pacientes internados nas unidades de Saúde especializadas no tratamento da Covid-19, o deputado Chico Viga conseguiu aprovação do projeto lei, de sua autoria, que autoriza o poder executivo a criar uma central de informações de pacientes internados na rede Estadual de Saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

A ideia de Chico Viga, ratificada por nove deputados é simples. O objetivo é permitir que os familiares tenham informações atualizadas a respeito do quadro do paciente internado no isolamento. Desse modo, reduzir o sofrimento das famílias e dos pacientes foi o ponto principal enfatizado por Viga, durante a defesa do projeto.

“Ocorre que as famílias estão tendo enorme dificuldade em obter informações via telefone, independente do paciente estar internado com sintomas do covid-19 ou por qualquer outro motivo. Muitas vezes, mesmo indo presencialmente até a unidade (o que contraria o protocolo de quarentena definido pelo Executivo), a família não consegue informações a respeito do paciente, deixando em situação de verdadeiro desespero os familiares que anseiam por alguma notícia”, defendeu o parlamentar.

Pelo projeto, o governo do Estado tem o aval da Assembleia para criar o comitê que será formado por médicos, enfermeiros, técnicos em saúde que repassarão as informações ao familiares do quadro clínico do paciente. Ou seja, a proposta de Chico Viga dá uma carta branca ao governo do Estado para a tomada de decisão, mesmo alguns defendam que o Executivo não precise dessa autorização. Entretanto, a ideia é colaborar com o governo e minimizar os impactos da pandemia na vida dos acreanos.

O projeto

A criação da central visa a implantação de um endereço eletrônico e a disponibilização de um telefone para que os familiares possam acessar e terem informações atualizadas (em um período do dia a ser definido) sobre o paciente.

Telemedicina

Inovando e contribuindo com o combate à pandemia, Chico Viga conseguiu aprovação também em outro projeto de lei. O que institui a telemedicina no Acre. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Desse modo, “o uso da telemedicina em quaisquer atividades da área de saúde pública ou privada no âmbito do Estado do Acre, enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus”, fica autorizado a partir da nova lei que deve entrar em vigor assim que o governador Gladson Cameli sancionar a matéria.