..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Deputados confirmam Nicolau Júnior na presidência da Aleac e Gonzaga na primeira-secretaria até 2026

Deputados confirmam Nicolau Júnior na presidência da Aleac e Gonzaga na primeira-secretaria até 2026

Os deputados estaduais confirmaram, em votação realizada hoje (9), os nomes de Nicolau Júnior (PP), para a presidente da Aleac, e Luiz Gonzaga (PSDB) para primeiro-secretário. Os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Emerson Jarude (Novo) se manifestaram contra a antecipação da eleição, que deveria ocorrer apenas em fevereiro de 2025.

“A minha divergência é com relação ao processo. O processo retira desse plenário a condição principal de exercer a condução política. Eu tive a oportunidade da vida de acompanhar e construir seis eleições de mesas, cinco delas vitoriosas. Se trata de se negar o embate político, antecipando um processo que tem data e tem hora estabelecidos na Constituição do Estado”, disse Edvaldo Magalhães.

Já Emerson Jarude (Novo) brincou. Disse que vive um momento novo na Assembleia Legislativa ao ver a antecipação da eleição da Mesa Diretora.

WhatsApp Image 2024 07 09 at 12.40.02

“Eu vivo algo novo e não é o meu partido. Não há problema algum perder eleição de Mesa Diretora. Eu já perdi, restou-me apenas parabenizar os vencedores. Mas aqui é diferente. Sabemos de quem é a responsabilidade, porque estamos aceitando fazer essa discussão fora do tempo, e, segundo, é o governo que tem pressa em fazer essa eleição. A base é ampla maioria, não há porque ter receio dessa governabilidade. São questões como essa que a gente precisa deixar claro. Eu sempre defendi o parlamento acima de tudo e por isso lanço contrário a essa antecipação. Essa antecipação retirou essa possibilidade de discussão”, afirmou Jarude.

Eduardo Ribeiro (PSD), Manoel Moraes (PP) e Gilberto Lira (UB) se manifestaram favoráveis à antecipação. Ribeiro, inclusive, negou que a eleição tenha os dedos do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis, ambos do partido de Nicolau Júnior.

Com a dobradinha Nicolau Gonzaga, ambos completarão em 2026, oito anos no comando da maior casa legislativa do Acre.

Entenda:

2019-2020 – Nicolau Júnior – presidente; Luiz Gonzaga – primeiro-secretário
2021-2022 - Nicolau Júnior – presidente; Luiz Gonzaga – primeiro-secretário
2023-2024 – Luiz Gonzaga – presidente; Nicolau Júnior – primeiro-secretário
2025-2026 – Nicolau Júnior – presidente; Gonzaga –primeiro-secretário. (Eleitos hoje).