..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Deputados debatem melhorias na BR-364, comércio com o Peru e enchente no Acre em encontro do Parlamento Amazônico

Deputados debatem melhorias na BR-364, comércio com o Peru e enchente no Acre em encontro do Parlamento Amazônico

O primeiro encontro de 2023 do Parlamento Amazônico, sediado em Porto Velho ( RO), na Assembleia Legislativa do Estado, nesta quinta-feira, 30, conta com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), o 1° secretário, deputado Nicolau Júnior (PP), a 3° secretária deputada Antonia Sales (MDB) e mais o deputado Arlenilson Cunha (PL). Os parlamentares estão representando o Acre no evento que tem o objetivo de debater os interesses comuns dos estados que compõem a Amazônia legal.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Marcelo Cruz (PSD) recebeu a comitiva acreana e agradeceu a presença de todos e destacou a importância do diálogo parlamentar entre os estados vizinhos.

PARLA1

“É um prazer receber a comitiva do parlamento acreano, inclusive estava dialogando com o presidente Luiz Gonzaga e os demais deputados Antonia Sales, Nicolau Júnior e Arlenilson Cunha sobre uma visita que faremos ao maior porto da América Latina que está sendo construído no Peru. Depois dessa visita, nosso objetivo será firmar uma parceria sólida que irá gerar grandes negócios para os estados de Rondônia e Acre”, afirmou Marcelo Cruz.

O presidente do parlamento rondoniense, ainda ressaltou o apoio imprescindível da deputada Antonia Sales nesse processo de aliança com o Peru, por sua ascendência peruana para valorizar ainda mais as visitas e intercâmbios.

O presidente da Aleac, Luiz Gonzaga destacou que Parlamento Amazônico é o local para discutir os problemas da Amazônia. “O nosso Acre tem muitos problemas, entre eles a nossa BR-364; Nós temos um sonho da ligação da rodovia com o Peru e além disso, nós temos a questão dos nossos voos, que é um problema real, aqui em Porto Velho, por exemplo, nós não temos voo, os bilhetes são muito caros, são voos noturnos e a gente precisa também insistiram na na redução desses valores e trabalhar a resolução desse problema. E precisamos fazer valer nosso comércio bilateral com o Peru, nós temos hoje, por exemplo, a Domporquito, a Acreaves...
Nós vamos realizar, sessões itinerantes nas regionais, justamente para discutir os problemas a nível de parlamento Amazônico para encontrarmos as soluções aos nossos problemas”, ressaltou Gonzaga.

PARLA2

Antonia Sales disse que sua participação no encontro, além de integrar a comitiva acreana é deixar a União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale) alinhada com os interesses dos estados da Amazônia legal, já que é a secretária da entidade.

“Viemos debater temas como a economia da região, as dificuldades encontradas pela má manutenção da BR 364, produção agrícola e preservação ambiental, e inclusive como vamos direcionar nossas estratégias para garantir investimentos que deveremos buscar na recuperação das cidades atingidas pela atual enchente que passamos no Acre, e os investimento direto para as mais de 45 mil famílias afetadas pelas águas de nossos mananciais”, explicou Sales.

O evento formado pelos parlamentares do estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapa, Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso também contou com a participação do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha e do presidente do Parlamento Amazônico, deputada Edna Auzier (PSD).