Os deputados estaduais derrubaram o requerimento do deputado Roberto Duarte (MDB), que pedia informações dos valores arrecadados com ICMS pela Secretaria de Fazenda nos primeiros três meses da administração do governador Gladson Cameli (Progressistas). Duarte alega que prefeitos estaria reclamando dos valores que estariam sendo repassados para as prefeituras pelo Estado.
“Eles não estão negando para nós, eles estão negando as informações quanto ao ICMS para o povo que nos elegeu para defender seus interesses. Porque vários prefeitos estão entrando em contato e dizendo que não estão sendo repassados os valores corretos aos municípios. Quero saber se os números correspondem com a realidade”, justifica Roberto Duarte seu pedido de informação.
Segundo Edvaldo Magalhães, “algo estranho está ocorrendo nos repasses de ICMS paras prefeituras de nosso estado. É só ligar para o prefeito e perguntar o que ocorreu no repasse do dia 10. Estão fazendo a conta errada na hora de fazer o repasse. Estão subtraindo um dinheiro que não pertence ao estado, mas as prefeituras. A equipe da fazenda não está sabendo fazer a conta”.
O líder do governo, Gerlen Diniz, que na legislatura passada foi oposição e protestava quando seus pedidos de informações erram derrubados, defendeu a derrubada do requerimento de seu colega de base governista. Ele afirma que não há necessidade de a secretária de fazenda apresentar os números da arrecadação e distribuição de ICMS, já que os dados estariam no portal de transparência.
O requerimento foi derrubado com o voto de oito deputados da base de governo que mantiveram a prática adotada pelos deputados das legislaturas anteriores que apoiavam os governos da Frente Popular nos últimos 20 anos.