Os deputados estaduais devem apreciar em plenário, na próxima quarta-feira (13), o projeto de lei que visa autorizar o governo do Acre a contratar financiamento junto ao banco de desenvolvimento Fonplata. O valor a ser financiado é superior a R$ 225 milhões (41 milhões de dólares).
A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Uma reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) está marcada para as 9h30 de quarta-feira. Com a pauta destrancada, a matéria de ir ao plenário na ordem do dia.
Na última semana, o governador Gladson Cameli esteve em Brasília reunido com o subsecretário de Financiamento ao Desenvolvimento de Mercado Internacional (Sufin), do Ministério da Economia, Carlos Eduardo Lampert Costa. Ele deu a garantia a Gladson que a Carta Consulta 60752 para a liberação do financiamento junto ao Fonplata será analisada na próxima reunião do conselho deliberativo (Cofiex).
O encontro com Carlos Lampert teve também a participação do secretário de Estado da Fazenda, Rômulo Grandidier e do chefe da Representação do Acre em Brasília, Ricardo França.
Ainda de acordo com o governo, a carência é de 48 meses, com amortização podendo ser feita em 132 meses. O prazo total para a quitação é de 180 meses.
Bastidores
Nos bastidores da política comenta-se que o projeto de lei aprovado na última semana que garante autonomia à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para a execução do Orçamento tem o empréstimo com o Fonplata como estratégico. No mesmo dia em que o projeto foi aprovado no Acre, o governador se reúne com o Ministério da Economia, em Brasília, juntamente com Rômulo Grandidier, secretário de Fazenda do Acre, e não com Ricardo Brandão, secretário de Planejamento e Gestão (Seplag).