A pauta do boi voltou a ser debatida na Aleac. Os deputados Luiz (PSDB) e Daniel Zen (PT) cobraram do governo do Estado providências com relação a saída de gado bovino do Acre com destino a Porto Velho-RO. Segundo eles, a indústria de carnes no Acre, o consumidor final e o próprio Estado são os prejudicados.
Luiz Gonzaga disse que “hoje não se encontra bezerro para comprar tão facilmente. Já há bastante tempo isso vem acontecendo. O governo do Estado tem que tomar uma providência com relação a isso. Só ontem teve um aumento de 10% na nossa carne. Os proprietários dos nossos frigoríficos estão encontrando dificuldade para encontrar bois para abater. O governo está sendo prejudicado porque não está arrecadando”, disse o parlamentar.
Daniel Zen foi mais duro. Disse que o governo não fez os cálculos necessários ao abaixar a pauta. Isso causou um desequilíbrio no mercado do boi no Acre. “Está acontecendo é porque o governo baixou em demasia a pauta do boi. Você tem que encontrar o meio termo entre o livre comércio e a necessidade do Estado de arrecadar e de estimular o abate do boi gordo aqui no frigorífico. Qual foi o erro? O erro foi não fazer conta, não fazer projeção, não fazer estimativa”.