Maioria das crianças no plenário tinha problemas de audição
O problema foi detectado pela assessora do deputado Roberto Duarte, Lu Marques, que alertou o assessor do deputado José Bestene, proponente da sessão solene em homenagem a Semana do Autismo: "Eu vi que tinha várias crianças surdas e mudas. Elas estavam conversando... e eu sei que o contrato está vencido e pedi para que os assessores do Bestene chamar o intérprete, pois se tratava de uma pauta de inclusão e não ficaria bem.Daí eu mesma liguei para o Intérprete e o convidei para participar".
A pronta ação das assessorias dos Deputados Roberto Duarte (MDB) e José Bestene (PP), garantiu que os surdos presentes pudessem acompanhar as explanações. O intérprete convocado às pressas, é Alexandre Souza, intérprete oficial de Libras da Assembléia Legislativa, junto com Onélia Abreu.
Eles fizeram a interpretação dos discursos dos Deputados em Libras durante toda a legislatura passada para a TV Aleac. A Lei que estabeleceu essa obrigatoriedade no parlamento acreano é da deputada Juliana Rodrigues (PRB). Atualmente o Legislativo acreano não tem mais transmissões via TV Aleac e os intérpretes não foram recontratados.