Os deputados estaduais receberam na manhã de hoje (20) um grupo de produtores rurais para discutir a pauta do bezerro. O encontro aconteceu na Sala das Comissões. A matéria já está na Assembleia e deve tramitar em caráter de urgência. A pauta terá redução de 66,67%, saindo de pouco mais de R$ 200,00 para R$ 80,00.
Com isso, uma média de 500 mil bezerros devem ser comercializados, que estão represados nas propriedades rurais. De acordo com os produtores, que representam 32 mil pequenos e médios pecuaristas, esta é uma medida sobretudo ambiental, isso porque com a chegada do verão amazônico há a possibilidade de haver uma maior degradação das pastagens.
O produtor rural e ex-deputado estadual Geraldo Pereira é um defensor da matéria. Disse que a cadeia produtiva do bezerro alimenta toda a cadeia produtiva da carne, passando pela cadeia produtiva do boi gordo e dos frigoríficos.
“Agora o importante é compreender a ideia. O boi gordo e os frigoríficos já tinham um incentivo. Protegia os grandes e deixava os pequenos desassistidos, de um acompanhamento mais de perto dos pequenos e médios produtores rurais. Os pequenos passam ser olhados pela política governamental. Pela lógica, o grande não tem interesse que saia os bezerros, porque quanto mais bezerro estocado, ele repõe mais barato”, e acrescentou: “Os pequenos são os responsáveis pelo todo”, afirmou.