O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai assumir as obras do anel viário de Brasileia. O anúncio foi feito durante reunião em Brasília nesta quarta-feira (13) entre o diretor nacional do órgão, Fabrício Galvão, o governador Gladson Cameli e integrantes da bancada federal do Acre.
As obras estão paradas desde abril do ano passado após a terceira fase da Operação Ptolomeu, que envolveu a empresa executora dos serviços.
Ficou acordado durante a reunião que o Deracre vai encerrar o contrato de execução e o Dnit assumir.
“Saio extremamente satisfeito com a solução para essa obra importante não só para Brasiléia e Epitaciolândia, mas para todo o Estado, uma vez que ela é fundamental para o acesso as nossas fronteiras com Peru e Bolívia, países com os quais temos importantes relações comerciais”, disse o coordenador da bancada, senador Alan Rick.
A obra começou em 2021 com previsão inicial de entrega para o final de 2022.
“Agora o DERACRE precisa prestar contas dos recursos que já foram transferidos para o Estado e dos serviços que foram executados. Como o DNIT já levantou quais são as obras remanescentes, tão logo o DERACRE encerre o contrato atual, a gente licita essa obra, faz um contrato novo e retorna os serviços”, explicou o diretor do Dnit.
Segundo a presidente do DERACRE, Sula Ximenes, para finalizar a obra ainda são necessários R$ 75 milhões para a infraestrutura e outros R$ 20 milhões para as desapropriações de terras. A estrutura do Anel Viário terá extensão de 10,3km, contemplando a nova ponte de 251,5m de comprimento e 15,95m de largura, contando com duas faixas de rolamento para veículos, além de acostamento e passarelas em ambos os lados. A ponte já está erguida.
O governador Gladson Cameli reforçou durante o encontro a necessidade de manutenção da BR-364.
“A ponte já está erguida, o Deracre fará uma prestação de contas do que já fizemos e o Dnit assumirá daqui pra frente. Tenho certeza que essa obra fará diferença na vida das pessoas da região e gera emprego e renda para nossa população. Além da retomada da obra da ponte, junto aos deputados e senadores solicitamos a manutenção da BR 364, que liga grande parte dos nossos municípios. Temos a certeza que o governo federal fará o que está ao seu alcance para melhorar a trafegabilidade na BR.”