..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Do programa que qualificou mais de 18 mil pessoas ao incentivo ao turismo: os seis meses de Marcio Pereira na Secretaria de Turismo e Empreendedorismo

Do programa que qualificou mais de 18 mil pessoas ao incentivo ao turismo: os seis meses de Marcio Pereira na Secretaria de Turismo e Empreendedorismo

O Qualifica Acre já capacitou mais de 18 mil pessoas em 50 diferentes cursos profissionalizantes, de mecânico a manicure, nos municípios de Tarauacá, Tarauacá, Brasileia, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. Essa é uma das principais ações nos últimos seis meses da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, a Seet, sob o comando do historiador Márcio Pereira.

“Esse programa de qualificação profissional é importante porque abre a oportunidade no mercado de trabalho. Uma pessoa, por exemplo, que não tinha qualquer perspectiva porque não tinha uma profissão vive agora no horizonte de possibilidade do seu próprio negócio ou de um emprego”, salienta.

Ao avaliar as ações da Seet, o secretário rememora que assim que assumiu o cargo seu primeiro desafio, logo de cara, foi ajudar a coordenar a Expoacre e a cavalgada.
O desafio era maior que em outros anos, pois o evento estava voltando após dois anos de pandemia e havia uma expectativa com um misto de desconfiança com a feira e seu evento de abertura, afetado por inúmeras regras e proibições, porém ao final a avaliação geral foi de uma Expoacre 2022 de sucesso.

“O governador nos deu essa missão e cumprimos. A Expoacre foi um sucesso, como também a cavalgada. Também a Expoacre Juruá que movimentou a região, Cruzeiro do Sul, movimentou a economia, a rede hoteleira, o comércio. Mas a gente também foi e é parceiro das prefeituras nas festas e eventos de aniversário das cidades, nos festivais, nas exposições”, lembra.

Turismo no Juruá

Marcio Pereira reconhece que há necessidade de melhorar o setor do turismo local, embora acredite ter havido avanços.

Ele cita as rotas turísticas do Juruá, a Serra do Moa, o rio Croa, os festivais indígenas, exploradas por acreanos e pessoas de outros estados e países.

WhatsApp_Image_2022-12-02_at_17.07.36.jpeg

“No Croa já tem internet que o governo do Estado disponibilizou. É um lugar que já tem uma estrutura. Na Serra do Divisor também a gente precisa, em parceria com os órgãos ambientais, entendendo as exigências de preservação e manutenção das tradições, da floresta, ter um um olhar. Ainda há muito a se fazer, mas houve avanços. E as prefeituras têm sido parceiras”, destaca.

Alto Acre: Centro de Apoio ao Turista

O secretário informou que o Estado trabalha na instalação de um Centro de Apoio ao Turista em Assis Brasil, fronteira com o Peru, lugar permanente de passagem de turistas brasileiros, peruanos e outras partes do mundo.

“Estamos montando um Centro de Apoio ao Turista para que quando o turista vir ele tenha uma base de apoio para ficar. A gente precisa trabalhar de uma forma bem estrutural sobre de que forma a gente vai receber o turista. Houve avanços, mas precisamos avançar ainda muito mais. Avançando na melhoria dos espaços, no atendimento, pois o turista precisa querer voltar. Acho que nossa rede hoteleira está preparada, melhorou bastante, nossos restaurantes também”, diz.

Festas de fim de ano

A Secretaria de Turismo vai ajudar na coordenação da organização do Natal em Rio Branco e interior do Acre e na festa da virada de ano promovida pelo governo.

A tradicional decoração natalina vai embelezar não só o Palácio Rio Branco, seus arredores e a Gameleira. Cada cidade do Acre vai receber um kit ornamentação do Estado, conclui o secretário.