Professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiram encerrar a greve que perdurou por 61 dias após assembleia geral ocorrida na tarde de quarta-feira, 3. Reunidos sob intensa discussão, os e as docentes apreciaram a pauta "Aprovação dos princípios norteadores para uma retomada das atividades docentes e apreciação sobre o encerramento da greve docente na Ufac".
Após debates aprofundados e a aprovação unânime dos princípios que guiarão a retomada das atividades acadêmicas, foi deliberado que a greve será suspensa a partir de hoje, 3 de julho, com previsão de retorno das atividades para o dia 8 de julho, segunda-feira. No entanto, a retomada efetiva das aulas depende da aprovação do calendário acadêmico pelo Conselho Universitário.
Durante os 61 dias de paralisação, os docentes demonstraram uma união e vigor sindical notáveis, colocando em destaque questões cruciais como a priorização do ensino, pesquisa e extensão nos investimentos da universidade, além das condições precárias de trabalho e ensino que afetam a comunidade acadêmica.
"Graças às professoras e professores em luta, obtivemos muitas conquistas que já estão sendo implementadas", afirmou o Comando Local de Greve. O movimento também destacou a necessidade de diálogo contínuo e a criação de grupos de trabalho para abordar as demandas pendentes após o fim da paralisação.