..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Doutor Jakson Ramos sugere protocolo de ação conjunta para lidar com casos de meningite no Acre

Doutor Jakson Ramos sugere protocolo de ação conjunta para lidar com casos de meningite no Acre

Diante dos sete casos confirmados de meningite no Acre neste ano, o vereador Doutor Jakson Ramos (PT) sugeriu nesta quarta feira, 26, a criação de um protocolo de ações conjunto entre as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, bem como Câmara Municipal de Vereadores e Assembleia Legislativa do Acre.

A medida se faz necessária especialmente devido ao risco gerado pela livre circulação de pessoas na fronteira com a Bolívia, que também registrou casos da doença. A proposta seria para que, além das ações já realizadas, seja estabelecida uma barreira nas regiões de fronteira para diminuir o risco de novas contaminações.

“É o caso de a nossa Secretaria Estadual de Saúde fazer uma barreira para que possa se fazer a vacinação ou controle, de forma que as pessoas com sintomas que possam estar contaminadas com algum tipo de meningite tenha sua entrada barrada no país ou pelo menos seja direcionada para uma unidade de saúde”, destacou Ramos.

O vereador, médico por formação, aproveitou para reforçar a disponibilidade de vacinas no sistema público de saúde.

“Essa doença é contraída através do contato respiratório quando, por exemplo, uma pessoa tosse perto de você. Hoje nós temos as vacinas distribuídas nas unidades de saúde, pelo menos quatro tipos de vacinas: a Meningocócica conjugada C, Pneumocócica 10 valente, Pentavalente e a BCG. Temos sim que alertar a população e nós mesmos estarmos atentos, principalmente nesse período de verão, época em que as alterações respiratórias são mais frequentes na população”, finalizou.