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POLÍTICA

Doutora Juliana dá orientação a consumidores para compras na Black Friday

Doutora Juliana dá orientação a consumidores para compras na Black Friday

Uma das promoções mais aguardadas pelo consumidor, a Black Friday já ganhou espaço cativo no calendário de compras de muita gente. Apesar dos preços atrativos e da publicidade criativa, é necessário que o consumidor fique atento para evitar surpresas desagradáveis na hora de aproveitar a megaliquidação.

Visando alertar os consumidores do Acre sobre os principais cuidados que devem ser tomados na hora das compras, a deputada estadual Doutora Juliana (Republicanos/AC) destacou algumas dicas sobre os direitos do cliente na Black Friday.

A parlamentar, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa do Acre, fez questão de frisar que "o fato de o consumidor ter acesso a preços e condições promocionais não significa que deve abrir mão de seus direitos".

Seguem as dicas:

- Planejamento de gastos

Realizar uma lista dos itens que deseja comprar é essencial, afinal as promoções geram uma certa "empolgação" no consumidor, o que pode, mais tarde, implicar em endividamento.

- Pesquisa de preços

Mesmo no período de promoções, a pesquisa de preços pode proporcionar uma economia ainda maior. Inúmeros sites e aplicativos auxiliam na comparação de preços.

- Vitrines e precificação

Vitrine legal é aquela que contém a correta afixação de preços de produtos e serviços. Além dos valores exatos nas respectivas formas de pagamento, o valor e número das parcelas também devem constar quando se tratar de venda a prazo.

- Compras online

Nas compras online, o cuidado deve ser dobrado. Ao entrar em um site, é fundamental verificar informações básicas (CNPJ, endereços e meios de contato) sobre o fornecedor. Além disso, é importante ficar atento na hora de concluir a compra, pois o preço no carrinho pode aparecer diferente do resumo da compra.

- Prazos, cancelamento e trocas de produtos

Se a compra for feita fora do estabelecimento, pode o consumidor, no prazo de 07 dias, se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e solicitar o ressarcimento do valor pago.
Outro detalhe importante é informar-se previamente sobre a política de troca do fornecedor, o que poderá evitar sérios transtornos.