A deputada estadual Doutora Juliana (Republicanos/AC) propôs ao Governo do Estado, por meio de indicação protocolada na Assembleia Legislativa do Acre, a implantação dos AdolesCentros, que consistem em unidades focadas no atendimento multidisciplinar na área de saúde para crianças e adolescentes vítimas de todos os tipos de violência, dependência química e virtual, dificuldades de aprendizado, conflitos familiares e outras vulnerabilidades.
Em sua justificativa, a parlamentar destaca as fases da infância e adolescência como cruciais na formação do caráter e da personalidade da pessoa, razão pela qual a legislação, em todos as suas esferas e grau de hierarquia, confere ao público dessa faixa etária um tratamento extremamente diferenciado.
A republicana menciona, ainda, que os problemas que atingem as crianças e adolescentes têm causas multifatoriais, o que acaba exigindo uma atuação integrada quanto aos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, ou seja, com amparo de diversos profissionais da área de saúde, educação e assistência social.
"Nossas crianças e adolescentes têm sido vítimas de várias mazelas sociais, que vão desde a dependência química aos mais diversos tipos de violência. As consequências? Traumas, depressão, automutilação, evasão escolar, dentre outros terríveis transtornos. O objetivo da criação dos AdolesCentros é reforçar as políticas públicas voltadas para esse público vulnerável", afirma Doutora Juliana.
Por fim, a autora da indicação cita o exemplo do Distrito Federal, onde esse modelo de atendimento já existe há mais de 15 anos.