A deputada estadual Doutora Juliana (Republicanos/AC) se reuniu nesta semana com representantes da comunidade surda e dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. A reunião contou com a participação do presidente da Associação dos Surdos do Acre, Adriano Araújo, da coordenadora do Centro de Atendimento ao Surdo do Acre, Joana D'Arc Nascimento, e das intérpretes e professoras de LIBRAS Onélia Abreu e Edileusa Monteiro.
Durante o encontro, foram discutidos pontos sobre a organização da Sessão Solene que será realizada no dia 03 de outubro, às 10 horas, na Assembleia Legislativa do Acre, em homenagem ao Dia Nacional do Surdo (26/09) e ao Dia Internacional do Tradutor/Intérprete de LIBRAS (30/09).
Além do planejamento para o evento, a parlamentar ouviu, atentamente, inúmeras reivindicações apresentadas pelos presentes, principalmente sobre as barreiras que os surdos encontram no dia a dia.
Acerca das dificuldades de acessibilidade que atingem a população surda no Acre, a deputada, autora do requerimento para a realização do ato solene, afirma já ter preparado para apresentação na próxima semana, na ALEAC, um pacote de proposições e iniciativas que vai de encontro às reivindicações recebidas no encontro desta quinta-feira.
"A sessão solene é uma reunião que ocorre em uma data específica, o que não retira sua importância, afinal trata-se de um ato de homenagem e conscientização sobre o quanto ainda temos que avançar na promoção da acessibilidade. Mas quero ressaltar que nossa luta por essa causa deve ser encampada todos os dias", disse a republicana.
Doutora Juliana é autora do projeto de resolução que incluiu, desde 2016, intérpretes e tradutores de LIBRAS em todas as sessões realizadas pela Assembleia Legislativa do Acre. Outra norma que também versa sobre acessibilidade, a Lei n° 3.241/17, que obriga as lojas de roupas a instalarem provadores adaptados para pessoas com deficiência.