Escolas da rede pública de ensino, principalmente aquelas localizadas na zona rural do Acre que precisam de materiais em sala de aula, poderão ser beneficiadas com mesas e cadeiras reformadas por presos. É o que está sugerindo o deputado estadual Roberto Duarte (MDB).
A sugestão do parlamentar surgiu após visitas feitas pela assessoria dele às escolas. Duarte listou pelo menos 10 estabelecimentos de ensino do Estado em Rio Branco com verdadeiros cemitérios de mesas e cadeiras.
"São mesas danificadas jogadas ao relento, causando a infestação de ratos, baratas, insetos e outros. Impedindo assim, que o espaço seja utilizado para outras atividades escolares. Nossa indicação é para que a Secretaria de Educação realize a limpeza imediata do local, removendo as cadeiras e mesas danificadas e sugerimos que se faça um convênio com o Iapen que dispõe de uma serralheria, para que os presos façam a recuperação dessas cadeiras e que sejam reaproveitadas para escolas que necessitam desse material, como é o caso das inúmeras escolas da zona rural", propôs o emedebista.
Após o minucioso levantamento, o parlamentar vai encaminhar ao Instituto de Administração Penitenciária e à Secretaria de Educação do Estado a proposta.