Em viagem às comunidades ribeirinhas, a equipe da pré-candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, Jéssica Sales (MDB), colheu depoimentos lamentáveis sobre o descaso da saúde do município com a população que mora ao longo das comunidades ribeirinhas. A falta de medicamentos, assistência em consultas médicas e ausência da gestão do atual prefeito Zequinha Lima (PP) na região é relatada pelos moradores simples e humildes que residem às margens dos rios.
Graça Alves, da comunidade Juruá Mirim/Boa Vista, que foi uma das entrevistadas, disse que seu remédio da pressão é comprado com muita dificuldade, tendo em vista que os medicamentos não chegam na região.
Outro depoimento alarmante que mostra a ausência do poder público municipal nas comunidades ribeirinhas é de Renilda Silva, que mora na comunidade Rio Mirim. Segundo ela, seu filho faleceu com hepatite faz 3 anos, já que nunca foi atendido por médico na região que fizesse o diagnóstico, e quando procurou atendimento na cidade, acabou sendo tarde e não resistiu ao agravamento da doença.
Na comunidade Prainha, o produtor Claudemir Rodrigues afirmou que a unidade de saúde na região se encontra fechada e tomada por ratos. Rodrigues até fez um desafio para comprovarem lá que os ratos estão tomando de conta da unidade. Esses são alguns dos inúmeros depoimentos de moradores ribeirinhos do município de Cruzeiro do Sul e adjacências que, em sua humildade e muitas vezes falta de conhecimento, estão sobrevivendo sem a assistência do Poder Público.
Para a pré-candidata, é muito triste saber que a atual gestão da prefeitura de Cruzeiro do Sul não está cumprindo seu papel de chegar até as pessoas, principalmente as mais carentes.
"Sou testemunha viva do que essas pessoas passam, da dificuldade que é para poder acessar, no caso de doença, uma saúde, e ter que chegar até a cidade, porque não tem outro recurso que não seja ir até lá. Eles adoecem, eles têm filhos, querem uma escola. Então, não tem como uma pessoa que se diz gestor que fez um juramento, que pediu oportunidade para administrar o município, deixar essa população à mercê da sorte, como estamos comprovando aqui visitando estas comunidades”, destacou Jéssica Sales.
A ex-deputada federal disse que agora pode haver uma mudança, e que colocou seu nome a disposição como pré-candidata a prefeita porque conhece a realidade da população ribeirinha. “Eu não sou nenhuma estranha, por isso fiz questão de vir pessoalmente para saber o que vocês passam nesse verão, empurrando canoa para sair para a cidade quando precisa. Se Deus quiser vai dar certo e a decisão está na escolha do povo”, afirmou Sales.