O líder seringueiro Raimundo Mendes de Barros, o Raimundão, falou a respeito dos efeitos das mudanças climáticas na Amazônia acreana. Raimundão, que é primo de Chico Mendes e reside na Reserva Extrativista, que leva o nome do ambientalista assassinado em 1988 por defender a floresta e o modo de vida de seu povo, disse que o regime de chuvas mudou drasticamente.
Ele conta que apenas no último mês, em fevereiro, foi que as chuvas começaram a se intensificar na região de floresta da reserva. Antes, as chuvas do inverno amazônico começavam em novembro. Essa mudança no regime de chuvas tem modificado o modo de vida das comunidades tradicionais.
De passagem por Rio Branco na última sexta-feira (14), Raimundão ressaltou a preocupação com os efeitos climáticos e a necessidade de uma mudança urgente de mentalidade. Ao Notícias da Hora, ele destacou que é necessário mudar agora para garantir um planeta melhor para as futuras gerações.
Este ano o Brasil será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo. O encontro acontece em Belém, capital do Pará, no mês de novembro.