Buscando diminuir os custos da produção para os criadores de gado, o deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) usou a tribuna da Aleac na manhã desta terça-feira, 19, para sugerir ao Governo do Acre a isenção de taxas da Guia de Transportes de Animais (GTA) para o transporte de gado entre propriedades do mesmo dono.
De acordo com Ribeiro, a taxa de GTA custa atualmente cerca de R$ 4,43 por animal, o que eleva o custo da produção para os criadores de gado. A taxa sofreu reajuste em janeiro deste ano, quando o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) anunciou o novo valor das taxas para a emissão da GTA, em todo o estado. A medida seguiu recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Acho que o governo do Estado tem que avaliar melhor essa situação. Pois o produtor rural tem o alto custo de todos os insumos, o alto custo da produção, e tem que pagar R$ 4,43 por cabeça de animal que ele transporta, quero aqui sugerir que o governo isente dessas taxas quando o transporte dos animais for feito entre propriedades do mesmo dono, não estou falando aqui de quando o produtor vende o gado ou quando manda para o frigorifico, pois ai está havendo uma negociação, diferente de quando ele tem duas propriedades e por alguma razão quer tirar o gado de uma e levar para outra, não há negócio nisso. Tenho ouvido muitas reclamações de produtores sobre esse tema. Quero deixar aqui essa sugestão para o governador”, salientou o parlamentar.