..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Edvaldo e Perpétua voltam a defender recuperação dos aeroportos de Porto Walter e Thaumaturgo

Edvaldo e Perpétua voltam a defender recuperação dos aeroportos de Porto Walter e Thaumaturgo

Esta semana a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que exclui os aeródromos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo do cadastro de aeródromos da agência reguladora, “fechando-o ao tráfego aéreo”.

Há mais de 20 dias que a portaria foi editada, e publicada dia 16, nenhuma obra de reparo nas pistas ou cercamento da área foi realizada. Os dois aeródromos são de responsabilidade do governo do Estado. A situação é preocupante. Um paciente para ser transferido para outra cidade como Cruzeiro do Sul ou Tarauacá, por exemplo, precisa de uma autorização de voo emergencial. A burocracia pode custar caro e os munícipes dessas duas localidades podem pagar com a vida.

Diante disso, o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) voltou a cobrar a recuperação imediata das pistas, bem como de todos os quesitos elencados pela ANAC para que os dois aeródromos voltem a operar normalmente. Ele teme que, além da emergência em Saúde, os municípios sofram um desabastecimento de insumos.

“O governo precisa agir rápido. Essas comunidades não podem prescindir de uma emergência. A pista é um ponto fundamental também de abastecimento e segurança alimentar. Mobilizar equipes e transportar insumos não pode esperar a boa vontade de burocratas. É preciso uma força tarefa para tratar esse tema. Os aeródromos foram descredenciados após longos anos de luta para manter seus credenciamentos. Descaso”, destacou Edvaldo Magalhães.

Em Brasília

Em Brasília, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) apresentou um requerimento pedindo informações ao ministro da Infraestrutura, Senhor Tarcísio Gomes de Freitas, a respeito do fechamento dos Aeródromos dos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto. Além de solicitar uma audiência com o diretor-presidente da ANAC, Juliano Alcântara Noman, para que adote providências para o restabelecimento dos voos, com a recuperação imediata das pistas e dos espaços dos aeródromos. Ela pontua que, “quem sai perdendo é a população”, com a decisão de suspender os voos para estas duas localidades isoladas do Acre.

“A gente não pode aceitar isso. Eu já estou pedindo audiência, enviando requerimento cobrando da ANAC e o governo federal uma força tarefa para que os aeroportos de Porto Walter e Thaumaturgo tenham a sua manutenção. O governo do Estado jamais poderia deixar isso acontecer, porque quando o Deracre não faz a recuperação, quem sai perdendo é a população. É justo o povo ficar sem voo para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo? Isso é inaceitável. Então, estamos cobrando do governo do Estado e do governo federal para que os órgãos se juntem e façam a manutenção imediatamente das pistas”, disse Almeida.