..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Edvaldo Magalhães cobra governo para que socorra ribeirinhos da região do rio Môa

Edvaldo Magalhães cobra governo para que socorra ribeirinhos da região do rio Môa

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que no último final de semana esteve visitando comunidades ao longo do Rio Môa e seus afluentes, disse que é preciso uma ação imediata da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) para socorrer os pequenos agricultores e extrativistas, que perderam tudo com as cheias dos rios.

Edvaldo relatou a situação de moradores das comunidades São Pedro, Aquidabã, Zumira e Novo Recreio (Terra indígena Nawa). Em sua fala, ele citou que há casos em que as famílias perderam tudo, desde a residência até mesmo os paióis de milho, que armazenam a produção para ser dispensada aos animais ao longo do ano.

Em uma ação do gabinete solidário formado pelo gabinete dele e da deputada federal Perpétua Almeida, foram distribuídos sacolões às famílias, além de dialogar com mais de 100 famílias nestas quatro comunidades rurais.

“Os efeitos das águas permanecem. A cada temporada de chuva o rio volta a subir. As cheias dos igarapés fizeram um estrago danado nestas comunidades. Essa é uma situação que merece uma atenção especial. A Defesa Civil e a Secretaria de Produção precisam ir nestes lugares. A reconstrução das moradias dessas pessoas precisa de um ação do governo do Estado em parceria com as prefeituras”, disse o parlamentar.