..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Edvaldo Magalhães defende regra de transição para mudar forma de repasse do ICMS

Edvaldo Magalhães defende regra de transição para mudar forma de repasse do ICMS

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) comentou a respeito da distribuição dos recursos do ICMS para os municípios. Ele pontuou que é necessário criar uma regra de transição para que a nova regra possa ser introduzida. O parlamentar defendeu o congelamento dos valores até 2020 e a partir daí se pensa em uma nova partilha.

Edvaldo Magalhães ressaltou que os municípios mais pobres devem receber mais. Ele citou o caso de Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, considerados isolados, que tem gastos acima dos demais em todas a áreas devido a dificuldade de deslocamento.

“A Assembleia precisa encontrar um caminho para o estado fazer o repasse correto. Uma regra justa da distribuição dos recursos é você dá mais para quem não tem. E inclusive podemos introduzir novos critérios para distribuição desses recursos. Os municípios isolados precisam ter um tratamento diferenciado. A vida nesses municípios é mais cara. Custa mais caro fazer a manutenção e limpeza das ruas, educação, saúde. Eu penso que a partir desse esforço, a Assembleia vai dá sua contribuição. Até o final de 2020 ninguém recebe menos do que recebe hoje. Tem que se criar uma regra de transição”, disse o deputado ao lembrar que isso é a única fonte de renda para muitas prefeituras.

O governo pretende reduzir os repasses de 13 das 22 prefeituras acreanas.