O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou a experiência de sucesso no combate ao novo coronavírus em Jordão. Foi decretado no município, pelo prefeito Élson Farias (PCdoB), uma espécie de isolamento total, com a triagem de quem chega à cidade pelo rio Tarauacá ou pelo aeroporto. Os viajantes ficam isolados 14 dias em uma escola e depois são testados e caso sejam negativados, são liberados.
A medida dura vem salvando vidas e permitindo que o sistema de saúde local tome as devidas providências no enfrentamento à Covid-19. “Quero destacar a questão do Jordão. Por que Jordão é o único município do Acre que não foi detectado nenhum caso? Não foi porque é longe, é distante, é difícil de chegar lá. O aeroporto de Jordão é um dos aeroportos mais movimentados entre os municípios, mas é porque foi adotado medidas duras. Jordão foi o único município do Acre que decretou um lockdown. Já vinha com medidas de isolamento, proibição de transporte aéreo, só cargas, e fez uma barreira no Rio Tarauacá onde quem tentasse chegar ao Jordão vai para uma escola e fica isolado 14 dias. Senão manifestar, é liberado, após ser testado”, disse o parlamentar.
Edvaldo Magalhães disse que “a realidade do Jordão exigia isso do prefeito Élson. Quando não se tem as condições de atendimento, senão tomasse medidas duras de isolamento, a presença do vírus em larga escala certamente causaria uma tragédia”.