O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou a importância da Educação no fortalecimento da democracia. Durante a sessão solene, proposta pelo deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) para celebrar os 13 anos de Instituto Federal do Acre (Ifac), realizada hoje (24), Magalhães disse que a instituição de ensino é referência no estado.
“É no ambiente da Educação que a gente vence a ignorância, vence o obscurantismo, que recentemente ameaçou este país. Vocês que constitui essa instituição, vocês são responsáveis por libertar gerações, e quando liberta gerações, a gente fortalece a democracia no Acre e no Brasil. A fala dos estudantes dá a dimensão da qualidade dos professores, mas também do resultado sobre a vida e sobre o mundo, sobre as coisas, os horizontes que se abrem. Um cidadão consciente muda o seu País”, pontuou.
Edvaldo Magalhães lembrou que foi nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que foram implantados os institutos federais, mudando a realidade de muitas pessoas em todo o país.
“O Brasil passou décadas com as suas escolas técnicas congeladas, sem que se desse a oportunidade de se multiplicar essas instituições. Foi preciso que um, dito por muitos e chamado por muitos de ignorante e analfabeto, assumisse a presidência da República e implantasse e multiplicasse os institutos federais pelo Brasil inteiro. Queria lembrar Luiz Inácio Lula da Silva por essa revolução”, frisou.
Ao final, Edvaldo Magalhães também destacou o esforço do senador Sérgio Petecão (PSD/AC), que tem destinado recursos tanto para a Universidade Federal do Acre (Ufac) quanto para o Instituto Federal do Acre (Ifac). “Ele abraçou as instituições federais de ensino do Acre como poucos”.