O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse estar estarrecido com a posição do presidente da Comissão de Constituição e Justiça e relator do projeto dos Consignados (PL19/2020), deputado Gehlen Diniz. Ontem, no grande expediente, Diniz afirmou que havia parecer favorável ao projeto, mas mudou de ideia na reunião da CCJ e taxou o projeto como inconstitucional, embora houvesse um parecer técnico pela constitucionalidade.
“Ontem, no pronunciamento do presidente da Comissão de Constituição e Justiça e relator dessa matéria dos consignados, em contraposição a uma outra fala dos colegas deputados, inclusive que cobravam celeridade, afirmou aqui publicamente para os deputados e também para a opinião pública que o parecer técnico era pela aprovação. Essa afirmação foi dita aqui e todos nós somos testemunhas. A sociedade que acompanha as nossas redes sociais é testemunha”, disse Edvaldo Magalhães.
O parlamentar pediu a apreciação da matéria ainda nesta quinta-feira. “O meu apelo, e quero tratar ainda como apelo, é que a matéria entre em pauta de votação na CCJ e posteriormente nas demais comissões de Orçamento e Finanças e Serviço Púbico para ainda hoje. Não existe nenhum motivo para postergarmos a votação dessas matérias hoje”.