O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) falou a respeito da privatização do sistema de saneamento básico no Acre. Ele alertou que o processo de privatização já se iniciou em Feijó. Um projeto de lei de autoria do prefeito Kiefer Cavalcante foi enviado à Câmara autorizando à privatização do serviço de saneamento, hoje executado pelo Depasa.
A autorização que existia anteriormente era para o Estado. A Câmara de Vereadores de Feijó será a primeira no Acre. São os vereadores que vão colocar a cara à tapa. Aqui tem um gato. A grande empresa que vai explorar os serviços está de olho em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os demais municípios são deficitários”, alertou o parlamentar para o risco da precarização dos serviços nos municípios menores.
Edvaldo Magalhães disse que o governador Gladson Cameli (Progressistas) já tomou a decisão dele, de iniciar esse processo de privatização. Ele lembrou que haverá resistência.
“Vão explorar as duas grandes praças. O poder público fez todos os investimentos e agora entrega o filé. Ligaram o trator para antes do final do ano aprovarem. Vai ter resistência lá em Feijó. O povo ainda está com o preço da Energisa ainda fresquinho. O marco regulatório ainda não está aprovado ainda e o prefeito de Feijó já mandou autorizar”, disse o deputado.