O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) se manifestou contrário ao projeto que aumenta o IPVA em 50% a partir de janeiro de 2025. Ele frisou que os proprietários de veículos serão penalizados, sob o argumento de que este dinheiro arrecadado será destinado aos municípios.
“Está para ocorrer daqui a pouco uma decisão que não foi tomada dentro dessa Casa, que foi tomada lá no outro lado da rua, no Palácio Rio Branco, que impõe à base do governo tratorar o regimento interno desta Casa, rasgar o regimento interno para convocar uma votação que não há consenso, que é o aumento do IPVA para garantir que a próxima conta daqueles que fazem o sacrifício a vida toda e passam anos pagando uma parcela de uma veículo, aumentem em 50% esse valor do IPVA, já a partir de janeiro do ano que vem”, disse Edvaldo Magalhães.
Ainda de acordo com Edvaldo Magalhães, não há justificativa para o reajuste. “Isso vai aumentar a arrecadação do governo em mais de R$ 120 milhões em um momento em que os repasses ao estado do Acre estão acima do esperado, mas para extorquir os proprietários de veículos, para penalizar a classe média baixa, vão botar uma cangalha de mais de 50% do IPVA. Vão tratorar no plenário para explorar você que tem a propriedade de um carro popular. Você que fez o sacrífico para ter um carro melhorzinho. Vão dizer que esse dinheiro vai para os municípios. Conversa fiada! A regra já existe. O que vai se fazer aqui é a faca nas costas do consumidor acreano”.