Em meio ao período eleitoral que se aproxima em outubro de 2024, uma nova pesquisa destaca a crescente preocupação dos brasileiros com a veracidade das informações circulantes nas redes sociais. O estudo, conduzido pelo Instituto DataSenado em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, revela que 78% da população considera crucial o controle de notícias falsas para assegurar uma disputa eleitoral justa.
O levantamento, publicado na 21ª edição da pesquisa Panorama Político 2024: Notícias Falsas e Democracia, mostra que 81% dos entrevistados acreditam que a disseminação de fake news pode influenciar significativamente os resultados das eleições. Entre aqueles que utilizam redes sociais, 72% relataram ter encontrado notícias que suspeitam ser falsas nos últimos seis meses.
A pesquisa também indica que a dificuldade em identificar notícias falsas é um desafio para metade dos brasileiros, com variações regionais. Estados como Sergipe (62%), Maranhão (61%) e Rio Grande do Norte (59%) apresentam índices acima da média nacional.
A pesquisa revela ainda um consenso sobre a responsabilidade das plataformas digitais. Para 81% dos entrevistados, as redes sociais devem ser responsabilizadas por impedir a divulgação de informações falsas. A exceção é Santa Catarina, onde a concordância é de 73%.
No contexto regional, o Acre se destaca. De acordo com a análise, 93% da população tem acesso a alguma plataforma. O estudo, realizado entre 5 e 28 de junho de 2024, ouviu 21.808 brasileiros de todas as regiões do país. A pesquisa possui um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 1,2 ponto porcentual para os dados nacionais.