O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, registrou 204 denúncias de eleitores do Acre, até a tarde de sexta-feira, 4. A maioria dos casos são referentes a infrações de campanhas na internet, com 57 denúncias. A Capital lidera com 97 reclamações.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 22 municípios acreanos, apenas quatro ainda não têm denúncias registradas no aplicativo: Feijó, Porto Walter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.
Conforme dados do aplicativo, os principais alvos de denúncias são candidatos ao cargo de vereador, com 79. Logo depois estão partidos, coligações e federações, com 64 denúncias; candidatos a prefeito, com 55 denúncias e candidatos ao cargo de vice-prefeito ocupam a última posição da lista, com apenas seis registros.
O aplicativo Pardal está disponível de graça para Android e IOS. Ele encaminha diretamente a denúncia para o link do Ministério Público.
É preciso ter provas da suposta irregularidade como foto, áudio ou vídeo. E a pessoa é quem escolhe se a denúncia vai ser anônima ou não.