Com a chegada da primeira semana de abril, o cenário político se agita em meio a prazos estipulados pela legislação eleitoral, delineando o rumo das eleições municipais deste ano.
Na próxima sexta-feira, 5, encerra-se a chamada janela partidária, período crucial em que vereadores têm a oportunidade de trocar de partido sem o risco de perderem seus mandatos.
No caso de Rio Branco, tudo ainda é uma incógnita sobre possíveis mudanças de agremiações por parte dos vereadores, pois ainda não há confirmações oficiais por parte da maioria dos parlamentares.
Já no sábado, 6, marca-se o último dia para aqueles que pretendem concorrer nas eleições de 2024 estarem com domicílio eleitoral no município desejado e filiados ao partido pelo qual desejam concorrer.
Além disso, outras datas importantes se aproximam neste mês eleitoral. Em 8 de abril, eleitores sem cadastro biométrico têm a última oportunidade para solicitar alistamento, transferência e revisão. Jovens em busca do primeiro título de eleitor também devem iniciar o processo até esta data.
O pleito de 2024 será realizado no dia 6 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).