No podcast Conversa Franca desta quarta-feira, 24, a convidada para bater um papo com o jornalista Willamis Franca foi a diretora-geral do TRE - AC, Rosana Magalhães.
A diretora, que é servidora pública do órgão há 27 anos, é formada em Sistemas da Informação e Direito. Rosana explicou como funciona a nova urna eletrônica que irá ser distribuída no estado.
A nova urna é mais moderna e com um novo designer que irá facilitar ao mesário o manuseio e a forma de digitar os números do título de eleitor na hora da votação.
Rosana explicou que nestes 26 anos de existência da urna eletrônica não há registro de fraude.
“A urna eletrônica não tem nenhum cabo de rede, não tem bluetooth, não tem placa de rede, não tem nada que faça com que um humano invada ela, humanamente é impossível você invadir a urna eletrônica. Mas como é que os dados vão para dentro dela? Existe mídia, pen drive USB que são colocados, pen drives em que são colocados na urna, pen drive da Justiça Eleitoral que fica de posse da Justiça Eleitoral. E aí vem toda a tecnologia de criptografia da urna”, explicou.
O Tribunal Superior Eleitoral inovou, sendo o primeiro do mundo a realizar o Teste Público de Segurança (TPS). Nele, as urnas eletrônicas são colocadas à prova por “hackers” que tentam violar as barreiras de segurança do processo de votação.
De acordo com dados levantados junto ao TRE, no Acre , 588.433 eleitores estão aptos a votar. De 2020 até este ano, o eleitorado cresceu 0,38%.
A maioria do eleitorado é composto por mulheres. 303. 832, o equivalente a 52%. Os homens somam 284.599 eleitores, sendo 48% do quantitativo total dos eleitores.
No Acre, o pleito eleitoral acontecerá em 720 locais de votação com 2.280 seções eleitorais.
Pela primeira vez, os eleitores do estado votarão das 6h às 15h, e para facilitar a vida do eleitorado da capital, o TRE fez uma parceria com a empresa responsável pelo transporte público do estado, a Ricco Transporte e Turismo Ltda.
“O eleitor irá pagar apenas a ida para sua seção eleitoral, pois a volta pra casa basta o eleitor apresentar ao motorista, o canhoto dizendo que votou e terá sua passagem liberada. Isso é um incentivo para que a pessoa vá votar, mas até às 17 horas apenas”, disse Rosana Magalhães.
Assista a este e outros assuntos em nosso canal do YouTube.