Durante a abertura do Festival do Povo Shawãdawa na Aldeia Foz do Nilo, em Porto Walter, neste sábado (27), Gladson Cameli foi batizado com o nome Naytãnã, que significa homem guerreiro. Cameli foi o primeiro governador a visitar a etnia indígena do Povo Arara. O evento vai até este domingo (28).
Em suas redes sociais, Cameli destacou que o festival representa a força da cultura indígena.
“Estou aqui não só como governador, mas também como amigo e admirador da cultura indígena, desse povo forte e lutador. Esse festival representa a força e a perseverança desse povo. Minha amiga Chiquinha Arara, você orgulha seu povo e seus antepassados. Estou emocionado de estar aqui, a energia da floresta me renova.”
A edição 2024 do festival do Povo Arara, a quarta da história da etnia, é um marco importante para os indígenas. O último havia sido em 2020. De lá para cá os eventos na aldeia estavam suspensos por causa da pandemia de covid-19.
Na oportunidade, os líderes indígenas entregaram uma carta ao governador, apontando as principais políticas públicas e pedidos para o povo que hoje conta com 900 indígenas e 340 alunos da rede estadual de ensino.