..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Em áudio, Rui Birico sugere homenagem ao assassino de Chico Mendes

Em áudio, Rui Birico sugere homenagem ao assassino de Chico Mendes

O ex-taxista e militante político crítico do Partido dos Trabalhadores, Rui Birico, hoje assessor da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, fez uma declaração polêmica através de um áudio em que sugere uma homenagem ao mandante do assassinato do sindicalista Chico Mendes, morto em 22 de dezembro de 1988.

Na mensagem em áudio, que circula em grupos de whatsapp, a fala de Rui Birico é clara. “Se eu fosse presidente eu ia dar uma estrela, eu ia homenagear esse grande homem: Darly [Alves]. Esse é um grande brasileiro!”, comentou o comissionado do governo Gladson Cameli.

Chico Mendes tinha 44 anos quando foi morto com um tiro de escopeta no peito na hora em que saía pela porta dos fundos de casa para tomar banho. O crime aconteceu em Xapuri, no interior do Acre. O sindicalista já estava sendo escoltado pela Polícia Militar porque havia sido ameaçado de morte pelo fazendeiro.

A Justiça do Acre condenou Darly Alves e o filho Darci Alves — acusado de ser o autor do disparo — a 19 anos de prisão. Três anos depois, eles fugiram da cadeia. Em 1996, voltaram a ser detidos. Cumpriram seis anos da pena em regime fechado, depois passaram para o semiaberto e o regime domiciliar. Darly sempre negou o crime.