Os partidos já se movimentam nos bastidores para o pós-pandemia da Covid-19 chegarem enxutos e com suas candidaturas prontas para a disputa eleitoral, que este ano deve ocorrer em novembro, caso o Congresso Nacional decida por uma nova data. Nesse sentido o MDB e o Progressistas de Brasileia planejam uma aliança.
Fontes ligadas aos dois partidos indicam que há uma forte corrente de uma aliança entre o MDB, da ex-deputada e ex-prefeita, Leila Galvão, e o Progressistas do vereador, Joelson Pontes.
Na conjuntura, Pontes seria indicado ao cargo de vice-prefeito. Habilidoso politicamente e bem diante do eleitorado e da população de Brasileia, o nome do parlamentar progressista surge como o nome ideal para compor a chapa ao lado de Leila Galvão.
O grupo que trabalha a aproximação dos dois pretender o fortalecimento da pré-candidatura para enfrentar a atual prefeita, Fernanda Hassem (PT). Ainda segundo as fontes ouvidas pelo Notícias da Hora, Leila Galvão sabe que é necessário um vice que agregue força política e capacidade técnica de gestão.