..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Em Brasília, Meire e Mazinho relatam caos com a cheia dos rios no Acre e pedem ajuda para famílias atingidas em Sena Madureira

Em Brasília, Meire e Mazinho relatam caos com a cheia dos rios no Acre e pedem ajuda para famílias atingidas em Sena Madureira

Em encontro da bancada federal e prefeitos do Acre com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes nesta segunda-feira, 27, em Brasília, a deputada federal Meire Serafim (União Brasil) e o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (União Brasil) destacaram a importância do governo federal no apoio as vítimas da enchente do rio Acre e enxurradas dos igarapés em Rio Branco. A parlamentar ao lado do esposo também falou da preocupação com os municípios do interior, que estão em alerta devido seus mananciais já estarem atingindo a população, citando os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, além de Sena Madureira com o transbordamento do rio Iaco.

A deputada disse ao ministro que a união de todos é por uma causa importante, tendo em vista, que mais de 32 mil pessoas foram atingidas pela enchente do rio Acre e enxurrada dos igarapés em Rio Branco, que deixou pouco mais de mil pessoas desabrigadas. “Pedimos ao ministro socorro pelas vítimas da alagação e quais as disponibilidades do governo federal em colocar no orçamento os recursos para ajudar nas demandas do nosso Estado, nesse momento difícil que estamos passando”, disse Meire.

WhatsApp_Image_2023-03-27_at_23.03.26.jpeg

O prefeito Mazinho Serafim também aproveitou para falar sobre a situação que seu município passou em 2021, presenciando uma grande enchente que deixou cerca de 18 mil pessoas de baixo d’água, e que contou com o apoio de muitas outras cidades no suporte as vítimas da enchente. “Falei ao ministro sobre a situação que vivenciamos lá em Sena, com a alagação na época, e apoio de muita gente. Também contei ao ministro que antes de chegar a Brasília a situação do nosso município estava sob controle, mas que a cota de transbordamento do rio Iaco foi ultrapassada e mais de 50 famílias foram atingidas e estão sendo levadas para abrigos construídos pela prefeitura”, destacou Mazinho.

O gestor de Sena Madureira aproveitou para pedir a toda a bancada acreana que venha unir forças junto ao governo federal e levar o apoio as vítimas das enchentes também para o interior do Acre. “Sabemos que os municípios de Brasiléia e Assis Brasil foram atingidos pelas águas do rio Acre e milhares de famílias estão em situação difícil. Lá em Sena estamos com receio de acontecer a mesma situação de 2021”, ressaltou Mazinho, sua preocupação ao ministro Waldez Góes.

Serafim informou ainda ao ministro que com o apoio de sua esposa Meire e do deputado Gilberto Lira (União Brasil) entregou ao Tribunal de Justiça do Acre sacolões, frangos, baldes de água, kits de limpeza e colchões para doação aos atingidos pela enchente do rio Acre. “Uma forma de retribuir o povo de Rio Branco as ajudas que deram a Sena Madureira quando vivenciamos este mês sofrimento com a alagação de 2021”, explicou Mazinho.