..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Em Brasília, parlamentares do Acre aderem à Frente do Cooperativismo no Congresso

Os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Mailza Gomes (PP), além do deputado federal Jesus Sérgio (PDT), fizeram a adesão na última quarta-feira (27) à Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). O evento aconteceu na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em Brasília.

Os três parlamentares foram recepcionados pelo presidente nacional da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e pelo presidente da entidade no Acre, Valdemiro Rocha. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no estado, Emerson Gomes, também esteve presente na solenidade.

Criada em 1986, a Frencoop tem como uma de suas atribuições atuar junto ao Congresso Nacional na defesa de pautas que possam fortalecer o cooperativismo no Brasil. Ela é uma das bancadas suprapartidárias mais atuantes e influentes com atuação no Congresso.

A frente tem como atribuição contribuir para o aperfeiçoamento do marco regulatório de interesse do Sistema Cooperativista Brasileiro, a partir de uma atuação articulada e transparente. Além de estar no Senado e na Câmara dos Deputados, a Frencoop tem atuação nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, Sérgio Petecão afirmou que o cooperativismo é um importante mecanismo de desenvolvimento econômico e social da sociedade. O senador comentou que, no Acre, o cooperativismo ainda dá seus primeiros passos, tendo grande potencial de crescimento.

“Eu acompanho de perto esse processo. De minha parte quero reiterar o compromisso e me colocar à disposição. Esse é o sentimento geral de todos os parlamentares do Acre”, disse Petecão, que é o coordenador da bancada federal do estado no Congresso.

“Onde o cooperativismo se instala, o desenvolvimento se instala junto e as coisas acontecem. O cooperativismo é fundamental para melhorar a economia de nosso estado”, afirmou a senadora Mailza Gomes.

“Estou empenhada para ajudar as cooperativas acreanas nesta pauta. Irei conhecer de perto como o cooperativismo é realizado em nosso Acre. Será muito interessante ver os resultados, e de que forma podemos ajudar essas ações que geram emprego e renda para nosso povo”, completou.

Assim como o senador Petecão, o deputado federal Jesus Sérgio avalia que o cooperativismo tem grande potencial de crescimento no Acre. Para ele, o setor rural - por meio de cooperativas de agricultores familiares - é o que mais tende a se beneficiar com este modelo de negócio.

“A organização desse setor possibilita que, por meio do cooperativismo, milhares de produtores acessam crédito e empreendem, e ainda tenham acesso ao ensino, formação profissional e melhoria de vida, possibilitando ganho de renda a milhares de trabalhadores”, afirma o deputado.

“Coloco-me inteiramente à disposição da OCB. No Acre, estarei conhecendo os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela OCB e apoiar projetos que sejam benéficos para a população”, ressalta ele.